Um século após a morte de Vladimir Lenin, contamos três fatos que ajudam você a compreender o personagem.
Cai a noite em 16 de abril de 1917. Milhares de pessoas munidas de lanternas aguardam em uma plataforma da Estação Finlândia em Petrogrado
Naquela época, a vida era bastante difícil para a grande maioria da população do Império Russo, que se dedicava principalmente à agricultura e sofria com a fome e pobreza. Ele passou os anos de exílio acompanhado da esposa, Nadezhda Krupskaya, que compartilhava suas mesmas ideias revolucionárias. Ambos apoiavam a abordagem marxista desenvolvida pelo alemão Karl Marx.Mas foi só em 1903 que Lênin começou verdadeiramente a ter alguma influência política. Ele foi o protagonista do 2° Congresso do Partido Operário Social-Democrata Russo, realizado em Londres, onde ele vivia temporariamente na época.
O modelo bolchevique acabou prevalecendo, e eles formaram o Partido Comunista, que governou a União Soviética a partir de sua criação em 30 de dezembro de 1922.Legenda da foto, Uma revolta que provocou a abdicação do czar Nicolau 2°, que já havia perdido grande parte do apoio popular, e pôs fim à monarquia russa.
Foi assim que em outubro, segundo o calendário russo da época, ou em novembro, para nós, aconteceu a segunda grande revolução. O governo provisório, ainda muito fraco e instável, foi derrubado pelos Sovietes bolcheviques, que assumiram o poder. "A guerra civil é a brutalização claríssima de um importante setor de bolcheviques e militares que vinham do czarismo com este conceito de uso da violência. E não é apenas uma violência contra dissidentes políticos e ideológicos, mas contra os camponeses cujas colheitas são requisitadas à medida que o Exército Vermelho avança.