AGU pede ao STF que União tenha voto proporcional à participação na Eletrobras

Italia Notizia Notizia

AGU pede ao STF que União tenha voto proporcional à participação na Eletrobras
Italia Ultime Notizie,Italia Notizie
  • 📰 portalR7
  • ⏱ Reading Time:
  • 85 sec. here
  • 3 min. at publisher
  • 📊 Quality Score:
  • News: 37%
  • Publisher: 72%

AGU pede ao STF que União tenha voto proporcional à participação na Eletrobras. Governo é dono de mais de 32% das ações da empresa, privatizada em 2022, mas tem direito a menos de 10% dos votos PortalR7 R7 Saiba mais ↘️

A ação direta de inconstitucionalidade da AGU também é subscrita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva . O texto pede que o STF afaste a regra da lei de privatização da Eletrobras que proíbe a acionista ou grupo de acionistas exercer votos em número superior a 10% da quantidade de ações em que se dividir o capital votante da empresa.

A ADI ajuizada no STF pede a suspensão, em caráter liminar, desses dispositivos da lei, com efeitos retroativos. Para a AGU, a regra limitadora deve ser aplicada apenas ao direito de voto referente a ações adquiridas após a privatização da empresa. De acordo com os fundamentos da ação da AGU, com a venda da maioria do capital da Eletrobrás, houve aumento de recursos na empresa por meio de oferta pública de ações em bolsa de valores. A União manteve cerca de 43% das ações ordinárias . No entanto, pela regra imposta pela Lei de Desestatização, o poder de voto do governo foi reduzido a menos de 10% do capital votante.

A regra questionada pela AGU foi adotada originalmente para"pulverizar de ações" da empresa ao impedir que fosse controlada por grupos econômicos que a desviassem das finalidades de interesse social. No entanto, a AGU argumenta que, em vez de cumprir o propósito para a qual foram instituídos, os dispositivos tiveram o efeito prático de desapropriar indiretamente os poderes políticos da União na companhia.

Os advogados destacam que a regra restringe apenas o direito de propriedade da União, única acionista a possuir mais de 10% das ações."Assim, a limitação de 10% — que atinge única e exclusivamente o bem público dominical de propriedade da União — incentiva a manutenção do status quo, em que pequenos acionistas controlam de fato a empresa em detrimento do poder político da União nas assembleias", argumentam.

Abbiamo riassunto questa notizia in modo che tu possa leggerla velocemente. Se sei interessato alla notizia puoi leggere il testo completo qui. Leggi di più:

portalR7 /  🏆 11. in BR

Italia Ultime Notizie, Italia Notizie

Similar News:Puoi anche leggere notizie simili a questa che abbiamo raccolto da altre fonti di notizie.

AGU questiona pontos da privatização da Eletrobras no STF e poder de votoAGU questiona pontos da privatização da Eletrobras no STF e poder de votoAção terá como alvo, principalmente, o mecanismo que permite à União votar apenas com 10% das ações, apesar de o governo federal deter 35% do poder acionário da companhia
Leggi di più »

AGU aciona o STF para barrar pontos da privatização da EletrobrasAGU aciona o STF para barrar pontos da privatização da EletrobrasGoverno quer derrubar os dispositivos que diminuíram o poder do voto estatal nas decisões da empresa. AGU ressalva que ação não pretende desfazer a privatização, o que teria que ser discutido pelo Congresso.
Leggi di più »

Governo Lula contesta pontos da privatização da Eletrobras no STF | Radar EconômicoGoverno Lula contesta pontos da privatização da Eletrobras no STF | Radar EconômicoGoverno Lula contesta pontos da privatização da Eletrobras no STF (via EconomicoRadar)
Leggi di più »

Lula vai ao STF contra pontos da privatização da EletrobrasLula vai ao STF contra pontos da privatização da EletrobrasGoverno federal quer derrubar dispositivos que diminuíram o poder do voto estatal nas decisões da empresa; AGU nega intenção de reverter a privatização
Leggi di più »

Eletrobras é notificada de suspensão de atividades em terras indígenas Guajajara | Brasil | O DiaEletrobras é notificada de suspensão de atividades em terras indígenas Guajajara | Brasil | O DiaLinha de transmissão da empresa corta territórios no MA. Eletrobras ODia
Leggi di più »



Render Time: 2025-04-16 15:30:53