As descobertas que estão mudando o que sabemos sobre os neandertais
Fim do Matérias recomendadas
Se os pesquisadores estiverem certos, isso levanta uma perspectiva é tentadora. Os neandertais teriam sido capazes de formar conceitos simbólicos complexos — comportamentos característicos da nossa espécie. Desde que foram identificados os primeiros restos de neandertais no século 19, sua forma de vida e pensamento é uma questão fundamental que intriga os pesquisadores. E, apesar dos imensos avanços da arqueologia alcançados nos últimos 160 anos, a resposta para estas questões ainda é difícil e, às vezes, problemática — em parte, devido aos nossos próprios preconceitos.— ou seja, para nós mesmos.
Mas o que é a cognição? Em poucas palavras, é a forma como pensamos — nossos processos e habilidades mentais, desde a solução de problemas até a nossa imaginação. E ela também inclui a atribuição de significados simbólicos a ações, objetos ou lugares. Mas a mente envolve muito mais do que apenas o tamanho do cérebro. Os cérebros dos neandertais podiam ser grandes, mas, aparentemente, eram um pouco diferentes.
E, quando os pesquisadores inseriram um gene NOVA1 de neandertal em células-tronco humanas para fazer crescer os chamados "minicérebros" , eles descobriram que o gene alterou o crescimento dos neurônios e as conexões entre eles, em comparação com a nossa espécie. Embora haja uma perspectiva crescente das capacidades cognitivas dos neandertais, alguns pontos pareçam ser exclusivos da nossa espécie, como a elaboração de projetos de manufatura mais extensos e complicados.na África, pelo menos 80 mil anos atrás. E que este processo tenha sido introduzido na Eurásia por algumas populações há 55 mil anos.
Um exemplo são os entalhes ou incisões. Estudos microscópicos já demonstraram que muitos objetos encontrados, principalmente de ossos, foram raspados ou arranhados naturalmente. Mas outros foram elaborados de forma claramente intencional. Mas existem outras interpretações, e pode haver também uma motivação estética. As marcas secundárias são tão pequenas que senti-las pode ter sido tão importante quanto vê-las.
Objetos entalhados — ou casos como o da caverna de Gorham, em Gibraltar, onde foi gravada uma "hashtag" em uma parte elevada do próprio chão de pedra — são raros entre os artefatos neandertais. Há menos de 10 exemplos claros desses objetos. Os neandertais parecem, às vezes, ter até selecionado substâncias minerais específicas para determinar a intensidade dos pigmentos, além de combiná-los e misturá-los. Eles usavam vermelho e amarelo para produzir laranja, o que é um feito notável.
Os pigmentos encontrados no local eram diferentes a cada camada. Embora não exista uma explicação óbvia para mudanças da disponibilidade de fontes minerais no local, há uma correlação aproximada com mudanças nos tipos de ferramentas de pedra, que pode indicar diferentes tradições culturais de uso dos pigmentos.
Podemos considerar, por exemplo, que esses objetos são criações finalizadas e contêm informações simbólicas. Mas pode ser útil verificar o que eles realmente estavam fazendo com os materiais e falar em “estética”. Mas essas conclusões exigem cuidado. Talvez nunca venhamos a saber se esses instrumentos foram feitos e guardados por indivíduos específicos ou se eram exibidos e utilizados por várias pessoas.
O que parecia inicialmente ser algum tipo de represa feita de estalagmites caídas se revelou uma estrutura composta de pedaços arrancados, obviamente feita por seres humanos, que não deixaram vestígios, a não ser alguns pedaços de ossos queimados. Bruniquel certamente contém algo que foi construído pelos neandertais, mas o que era aquilo? Parece improvável que tenha sido algum tipo de moradia ou espaço frequentado regularmente.
O local ainda está sendo estudado — e é possível que haja artefatos escondidos embaixo do piso de sedimentos que se formou à medida que a água gotejava lentamente para o interior da caverna. Na verdade, sinais magnéticos indicam que há braseiros ocultos embaixo do piso. À medida que a escavação prosseguia, com a descoberta de crânios de animais e restos de fogueiras, surgiu a noção de que Des-Cubierta pode ter sido algum tipo de local usado para rituais fúnebres.
Por fim, existe uma explicação mais "corriqueira": as marcas de cortes e esmagamento indicam que os cérebros, olhos e línguas foram retirados para servir de alimento. Sabemos por meio de descobertas em outros sítios arqueológicos bem preservados que os neandertais separavam diferentes etapas das suas tarefas entre diversos lugares, pela área externa e dentro das cavernas.
Italia Ultime Notizie, Italia Notizie
Similar News:Puoi anche leggere notizie simili a questa che abbiamo raccolto da altre fonti di notizie.
Por que G7 convidou Brasil e outros 7 países para cúpula no Japão - BBC News BrasilA expectativa é de discussões sobre questões diversas, incluindo desde a guerra na Ucrânia e a desaceleração da economia global, até os riscos de segurança no Leste Asiático
Leggi di più »
Pizzaria criada por brasileiro em Barcelona conquista prêmio de melhor da Europa - BBC News BrasilRafael Panatieri conta sua jornada de Rio Pardo, no Rio Grande do Sul, até Barcelona, onde abriu pizzaria premiada como 'melhor pizzaria da Europa fora da Itália' pelo guia italiano '50 Top Pizza 2023'
Leggi di più »
Collor: 'impichado', inocentado e, agora, próximo de condenação na Lava Jato - BBC News BrasilNessa quinta-feira (18/5), o STF formou maioria para condenar o ex-presidente em um processo derivado da Operação Lava Jato. Defesa questiona provas apresentadas pela acusação.
Leggi di più »
Titanic: o que revelou a 1ª varredura completa do naufrágio - BBC News BrasilImagens revelam naufrágio em detalhes impressionantes, incluindo garrafas de champanhe fechadas.
Leggi di più »
O teste de DNA que identificou serial killer 30 anos depois dos crimes - BBC News BrasilTrês garotas de 16 anos estranguladas, a maior caçada do no País de Gales a um serial killer e um método revolucionário pelo qual polícia identificou o criminoso — esta história real é contada em 'Steeltown Murders', nova série da BBC
Leggi di più »
A publicitária que foi para a UTI após usar Ozempic sem orientação médica - BBC News BrasilFernanda Guimarães Pimenta, de 29 anos, decidiu fazer uso do medicamento sem orientação médica para emagrecer.
Leggi di più »