Chanceler explica motivos para o Brasil não chamar o Hamas de grupo terrorista
Em reunião da Comissão de Relações Exteriores do Senado, o chanceler do Brasil, Mauro Vieira, respondeu a questionamentos sobre as razões para o governo brasileiro não chamar o grupo Hamas de terrorista. De acordo com Vieira, o Brasil segue o entendimento do Conselho de Segurança da ONU. O chanceler argumentou que a maioria dos países que integram a organização não considera o Hamas como um grupo que pregue o terror.
"A questão de declarar o Hamas uma organização terrorista ou não foge, no momento, à nossa política, porque nós declaramos os países, organizações ou pessoas de acordo com a definição do Conselho de Segurança das Nações Unidas, que é o órgão encarregado de velar pela paz e pela segurança internacional", disse Vieira.
O chanceler ainda destacou que o Brasil segue outras orientações da ONU em casos de conflitos internacionais. O Brasil segue essa orientação em sanções contra países em guerra, nós só aplicamos sanções que sejam aprovadas pelo Conselho de Segurança, não aplicamos unilateralmente sanções que alguns países aplicam e nos solicitam que sejam replicadas pelo Brasil", disse o embaixador.
Vieira afirmou, ainda, que um dos motivos para o país não tomar posição no conflito se dá pelo bom relacionamento brasileiro com Israel, com a Palestina e com a maioria dos países do mundo. Segundo o chanceler, esse posicionamento possibilita ao Brasil conversar com ambos os lados e negociar o resgate de brasileiros em zonas de conflito.
Italia Ultime Notizie, Italia Notizie
Similar News:Puoi anche leggere notizie simili a questa che abbiamo raccolto da altre fonti di notizie.
Chanceler de Lula vai ao Senado explicar posição do Brasil sobre conflito entre Israel e HamasRepatriação de brasileiros também será tema da reunião
Leggi di più »
Conflito Israel-Hamas: morre filha e neta de brasileiros desaparecida após ataques do HamasFamília acreditava que ela havia sido sequestrada pelo Hamas, mas corpo da jovem foi localizado e reconhecido.
Leggi di più »
Chanceler da França reforça apoio à proposta do Brasil que será votada no Conselho de SegurançaEscolha quais assuntos você quer ver e clique no botão para abrir as últimas notícias.
Leggi di più »
Chanceler da França reforça apoio à resolução proposta pelo Brasil na ONUCNNBrasil
Leggi di più »
Chanceler da França reforça apoio à resolução proposta pelo Brasil na ONUTexto será votado nesta terça-feira (17) no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas
Leggi di più »
A estratégia do Brasil para a reunião na ONU sobre a guerra Israel x HamasA estratégia do Brasil para a reunião na ONU sobre a guerra Israel x Hamas
Leggi di più »