O comandante da autoridade monetária contestou as afirmações do presidente Lula sobre a taxa de juros
Campos Neto participa de um seminário sobre a autonomia do Banco Central promovido pelaSegundo Campos Neto, Lula “tem direito de entrar no debate sobre taxa de juros”, mas avalia que a autonomia do banco “vai no sentido contrário a essa personalização no presidente do BC”.
“Acho que a personificação de uma pessoa demonstra a falta de conhecimento do processo que foi instalado e desse amadurecimento institucional por que o BC vem passando”, prosseguiu. “Mas acho que isso vai, ao longo do tempo, ficando mais claro para sociedade e para o Executivo.” Ele destacou que a atual legislação assegura a autonomia não só do presidente do BC em relação ao governo, mas dos diretores da instituição ao lidar com o chefe da autoridade monetária.
A taxa básica de juros, a Selic, mantida pelo Comitê de Política Monetária do BC em 13,75% ao ano, está no centro das críticas do governo Lula a Campos Neto. A gestão federal vê o índice como um dos principais obstáculos para o crescimento da economia brasileira em 2023.
Italia Ultime Notizie, Italia Notizie
Similar News:Puoi anche leggere notizie simili a questa che abbiamo raccolto da altre fonti di notizie.
Campos Neto aponta ‘falta de conhecimento’ em críticas de Lula ao BC | RadarCampos Neto aponta ‘falta de conhecimento’ em críticas de Lula ao BC (via radaronline)
Leggi di più »
Debate sobre mudança de metas de inflação tem contaminado expectativas, diz presidente do BCSegundo Roberto Campos Neto, ruídos políticos têm afetado a percepção dos agentes do mercado
Leggi di più »