A disputa pelo Essequibo ganhou força após a descoberta de jazidas de petróleo em 2015
Os Estados Unidos anunciaram na quinta-feira exercícios aéreos militares na Guiana, em meio à tensão crescente entre Georgetown e Caracas devido a uma disputa territorial antiga, enquanto a comunidade internacional pediu uma distensão. A embaixada dos Estados Unidos na Guiana informou que, 'em colaboração com a Força de Defesa guianense, o Comando Sul conduzirá operações de voo dentro da Guiana em 7 de dezembro'.
O chefe da diplomacia da Grã-Bretanha, David Cameron, afirmou que a Venezuela não tem motivos para justificar uma ação unilateral e chamou de 'retrógrada' a reivindicação venezuelana. 'Retrógrada é a penúria política, econômica e social em que está o Reino Unido pela qual David Cameron é diretamente responsável', respondeu a vice-presidente venezuelana, Delcy Rodríguez, na rede social X.
Italia Ultime Notizie, Italia Notizie
Similar News:Puoi anche leggere notizie simili a questa che abbiamo raccolto da altre fonti di notizie.
Disputa territorial entre Venezuela e Guiana sobre o EssequiboUm referendo promovido pela Venezuela sobre a região do Essequibo, rica em recursos naturais, está causando tensão entre os dois países. A Guiana defende uma fronteira definida em 1899 e recorre à Corte Internacional de Justiça para validá-la.
Leggi di più »
Referendo sobre anexação do Essequibo é alvo de disputa política na VenezuelaAnalistas apontam que o referendo sobre a anexação do Essequibo pode favorecer a reeleição de Nicolás Maduro em 2024. A região rica em petróleo é alvo de disputa entre Caracas e Georgetown.
Leggi di più »
Venezuela divulga resultado do referendo sobre anexação do EssequiboA Venezuela divulgou o primeiro boletim eleitoral do referendo sobre a anexação do Essequibo, região da Guiana reivindicada por Caracas. De acordo com os números iniciais, mais de 95% dos cidadãos que compareceram à consulta pública votaram a favor da criação da província da Guiana Essequiba — cenário que os analistas já apontavam como provável, em um processo que, segundo agências internacionais que cobriram a votação no local, foi marcado pelo baixo comparecimento.
Leggi di più »
Venezuela reafirma que não reconhecerá referendo sobre território disputado com GuianaA CIJ reconheceu pedido do governo guianês, em 30 de outubro, de medidas provisórias sobre o assunto, sob a alegação de ameaça à integridade territorial do país. A disputa sobre Essequibo remonta a 1899, quando um tribunal de arbitragem definiu a fronteira entre Venezuela e Guiana.
Leggi di più »
Brasil amplia presença de militares na fronteira com a Guiana e com a VenezuelaEscolha quais assuntos você quer ver e clique no botão para abrir as últimas notícias.
Leggi di più »
Venezuela: as riquezas da região da Guiana que Maduro quer anexarDesde 1841, Venezuela e Guiana disputam o Essequibo, área rica em recursos minerais e naturais. Em 3 de dezembro, está previsto um novo capítulo da disputa: um referendo na Venezuela.
Leggi di più »