Secretária Roberta Barreto diz que planejamento da Educação é fazer processo seletivo para apenas 4,7 mil profissionais para carências temporárias, como licenças médicas. Projeto será votado nesta quarta-feira na Alerj
Secretária Roberta Barreto diz que planejamento da Educação é fazer processo seletivo para apenas 4,7 mil profissionais para carências temporárias, como licenças médicas.
Ao GLOBO, a secretária estadual de Educação, Roberta Barreto, defende a posposta e assegurou que esses profissionais não vão substituir concursados. Ela diz que atualmente há carência de cerca de 9,7 mil vagas na rede, sendo que cinco mil devem ser equacionadas com o aumento da carga horária de professores concursados de 18 horas para 30 horas. Com isso, a expectativa é que, se aprovado o texto, este ano o Rio possa contratar 4,7 mil pela modalidade.
— Não concordo com o modelo de contratações emergenciais, mas a situação frágil das crianças acaba exigindo essa medida extraordinária. Minha cobrança é para o governo regularizar de maneira definitiva e duradoura esta situação e apenas paras os cargos indispensáveis: professores e mediadores — diz Lopes.
Caso o projeto seja aprovado nesta quarta-feira e após a sanção por Castro, a Secretaria de Educação estima que, no início de junho, os primeiros professores já estejam na sala de aula. Seriam abertas vagas em todas as disciplinas. Os profissionais devem receber o mesmo valor de colegas em início da carreira pública em contratos de 30 horas e terão direito a férias e auxílios e encargos, como a contribuição ao INSS.
— Temos ainda um banco de concurso aguardando convocação. As pessoas entram e não tem garantia nenhuma de permanência. O professor entra, sai daqui a três meses. A carreira está pouco competitiva e atrativa e acaba que há uma saída excessiva de profissionais para as redes municipais e privada. É preciso ter uma valorização da categoria — afirma.
Italia Ultime Notizie, Italia Notizie
Similar News:Puoi anche leggere notizie simili a questa che abbiamo raccolto da altre fonti di notizie.
Ex-modelo Roberta Close visita família no Rio de JaneiroA ex-modelo Roberta Close, primeira transexual a posar nua para a 'Playboy', visita sua família no Rio de Janeiro. Ela vive há mais de 30 anos na Suíça com seu marido.
Leggi di più »
Secretaria de Agricultura e Emater-Rio promovem dia em apoio à agricultura familiarNo jornal O DIA você encontra as últimas notícias sobre o Rio, esportes, economia, diversão, entretenimento, Brasil, mundo e nosso time de colunistas.
Leggi di più »
Secretaria de Trabalho abre a quarta unidade do Empreenda.Rio, no PlanetárioNo jornal O DIA você encontra as últimas notícias sobre o Rio, esportes, economia, diversão, entretenimento, Brasil, mundo e nosso time de colunistas.
Leggi di più »
Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro anuncia fim da epidemia de dengue na cidadeHouve queda no número de pessoas infectadas por dengue; são mais de 171 mil casos da doença em todo o estado em 2024
Leggi di più »
Secretaria de Saúde anuncia fim da epidemia de dengue no RioAstro volta da Seleção, decide no Allianz Parque e mantém Verdão vivo na busca pelo tri estadual; Santos é o rival pelo título
Leggi di più »
Privatização da Sabesp: Governo de SP se preocupa com controle tarifário, diz secretária à CNNNatália Resende afirmou que fundo com 30% da venda de ações e dividendos serão suficientes para bancar tarifa social e evitar aumentos
Leggi di più »