Evento, que comemora este ano duas décadas, acontecerá entre 22 e 26 de novembro
Faltam menos de dois meses para o início da 21ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty , um dos eventos literários mais esperados por moradores do município e pelos apaixonados por cultura que visitam a cidade. Com data marcada entre os dias 22 e 26 de novembro, a contagem regressiva para o maior festival de leitura da região já começou. Este ano, o evento celebra duas décadas.
A dupla de curadoras da Flip 2023, Fernanda Bastos e Milena Britto, anunciou que a autora homenageada do evento é a modernista Patrícia Rehder Galvão, conhecida pelo apelido Pagu — um de seus vários pseudônimos, entre eles Mara Lobo, Patsy, King Shelter, Ariel, Pat, Léonie, Pt, Gim e Solange Sohl. Nascida no início de século XX, a brasileira atuou como dramaturga, poeta, tradutora, cartunista, crítica cultural e jornalista.
Isso porque, em viagem para China, a autora assistiu à coroação de Pu-Yi, o último Imperador chinês e recebeu sementes de soja como presente. Ao chegar ao Brasil, ela entregou as sementes a Fernando Costa, à época ministro da Agricultura, que as espalhou por canteiros de todas as estações experimentais do país.