Pesquisadores avaliam que o paralelo usado por Lula é 'equivocado' e enfraquece o papel do Brasil como possível mediador do conflito.
Lula esteve em Adis Abeba, na Etiópia, para a reunião da cúpula da União Africana. Durante o encontro, o presidente instou os países ricos a fornecerem mais ajuda a Gaza, expressando preocupação com a crise humanitária na região.
"O que está acontecendo na Faixa Gaza não existe em nenhum outro momento histórico, aliás, existiu quando Hitler resolveu matar os judeus", afirmou o presidente brasileiro em conversa com jornalistas no domingo . Na segunda-feira, Lula chamou de volta o embaixador do Brasil em Tel Aviv, Frederico Meyer, ao país para consultas. Essa decisão é geralmente adotada quando um país deseja expressar desaprovação em relação às ações de outro.Críticas à declaração de Lula também foram emitidas pelo Museu do Holocausto dos EUA, que repudiou suas declarações como "falsas" e "antissemitas".
"As palavras do presidente @LulaOficial sempre foram pela paz e para fortalecer o sentimento de solidariedade entre os povos", acrescentou. O professor explica que é importante que ele seja comparado com outros episódios históricos de violência - até para diferenciá-lo desses outros momentos, já que o Holocausto "é algo único na história".
Gherman avalia que a denúncia que Lula fazia sobre a falta de apoio à Gaza, que ele considera importante, acabou sendo esquecida.
Italia Ultime Notizie, Italia Notizie
Similar News:Puoi anche leggere notizie simili a questa che abbiamo raccolto da altre fonti di notizie.
Comparar Holocausto com guerra em Gaza 'cruza uma linha vermelha', diz Netanyahu a LulaO primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, criticou neste domingo, 18, as declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que comparou os
Leggi di più »
Lula: Israel declara presidente 'persona non grata' após declarações sobre Holocausto; entendaMinistro de Relações Exteriores israelense afirmou que a comparação feita por Lula 'é um grave ataque antissemita' que fere a memória daqueles que morreram no Holocausto.
Leggi di più »
Israel declara Lula como 'persona non grata' depois de comparação com Holocausto nazistaSÃO PAULO, 19 FEV (ANSA) - O governo de Israel declarou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva como 'persona non grata', ou seja, como pessoa indesejável, por
Leggi di più »
Governo de Israel declara Lula 'persona non grata' após comparação com HolocaustoA crítica veio após presidente brasileiro equiparar resposta do exército israelense na Faixa de Gaza à ação de Hitler na Segunda Guerra Mundial
Leggi di più »
Fala de Lula sobre Israel e o Holocausto 'deve ser condenada': as reações na imprensa israelenseNesta segunda-feira, o líder brasileiro foi declarado persona non grata pelo governo de Benjamin Netanyahu.
Leggi di più »
Hamas elogia Lula por criticar ações de Israel na Faixa de GazaNotícias e Entretenimento em um só lugar. Todo o conteúdo dos programas Band, Band Esportes, Band News, Últimas Notícias e Muito Mais. Acesse Agora!
Leggi di più »