Lula já defendeu fortalecimento do Tribunal Penal Internacional que disse agora desconhecer

Italia Notizia Notizia

Lula já defendeu fortalecimento do Tribunal Penal Internacional que disse agora desconhecer
Italia Ultime Notizie,Italia Notizie
  • 📰 UOLNoticias
  • ⏱ Reading Time:
  • 66 sec. here
  • 3 min. at publisher
  • 📊 Quality Score:
  • News: 30%
  • Publisher: 72%

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já defendeu o fortalecimento do Tribunal Penal Internacional (TPI), órgão que o petista afirmou nesta segunda-feira, 11, que não conhecia. Durante o primeiro mandato, em 2004, o chefe do Executivo se comprome

Neste sábado, 9, Lula garantiu que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, poderia se sentir tranquilo em participar da próxima reunião da Cúpula do G-20, a ser realizada em novembro de 2024 no Rio de Janeiro. Segundo o presidente, Putin, que será convidado para o encontro, entrará no Brasil"tranquilamente". O petista também afirmou que a prisão do líder russo em terras brasileiras seria um"desrespeito".

"O que eu posso dizer é que, se eu sou o presidente do Brasil e ele for para o Brasil, não há por que ele ser preso", afirmou em entrevista ao canal indiano Firstpost em Nova Délhi, onde participou da cúpula do G-20."Ninguém vai desrespeitar o Brasil, porque tentar prender ele no Brasil é desrespeitar o Brasil", disse.

A discussão envolvendo Putin tem como base um mandato de prisão contra o presidente russo, emitido pelo Tribunal Penal Internacional, por crimes de guerra por causa de seu suposto envolvimento em sequestros e deportação de crianças de partes da Ucrânia ocupadas pela Rússia durante a guerra. Como o Brasil é signatário do Estatuto de Roma, ele é obrigado a prender Putin caso ele esteja em terras brasileiras.

Após a declaração causar desgaste político, Lula recuou, afirmou que o tribunal funciona somente com países"bagrinhos", referência às nações menos desenvolvidos, e disse que nem sabia da existência do TPI. O petista também deixou em aberto uma eventual retirada do Brasil do Estatuto de Roma.O Tribunal Penal Internacional, criado pelo Estatuto de Roma, entrou em vigor em julho de 2002.

Abbiamo riassunto questa notizia in modo che tu possa leggerla velocemente. Se sei interessato alla notizia puoi leggere il testo completo qui. Leggi di più:

UOLNoticias /  🏆 12. in BR

Italia Ultime Notizie, Italia Notizie

Similar News:Puoi anche leggere notizie simili a questa che abbiamo raccolto da altre fonti di notizie.

Lula já defendeu fortalecimento do Tribunal Penal Internacional que disse agora desconhecer | BrasilLula já defendeu fortalecimento do Tribunal Penal Internacional que disse agora desconhecer | BrasilDurante o primeiro mandato, em 2004, o chefe do Executivo se comprometeu a complementar a legislação brasileira, seguindo as diretrizes do tribunal
Leggi di più »

Jamil Chade: Lula, Tribunal Penal Internacional está em nossa ConstituiçãoJamil Chade: Lula, Tribunal Penal Internacional está em nossa ConstituiçãoCaro presidente,
Leggi di più »

Ministro: Saída do Brasil de Tribunal Penal Internacional não é discutidaMinistro: Saída do Brasil de Tribunal Penal Internacional não é discutidaO ministro-chefe da Secom (Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República), Paulo Pimenta, afirmou hoje que não há discussão para o Brasil deixar o TPI (Tribunal Penal Internacional). A declaração foi dada em entrevista à CNN Brasil.
Leggi di più »

Putin não será preso se vier ao Brasil, diz Lula na ÍndiaPutin não será preso se vier ao Brasil, diz Lula na ÍndiaEm março, o Tribunal Penal Internacional emitiu mandados de prisão contra o chefe do Kremlin
Leggi di più »

Lula recua e diz que prisão de Putin no Brasil é problema da JustiçaLula recua e diz que prisão de Putin no Brasil é problema da JustiçaA despeito do recuo, Lula se disse disposto a rediscutir a adesão do Brasil ao Tratado de Roma, de 1998, que criou o Tribunal: Penal Internacional (TPI)
Leggi di più »



Render Time: 2025-02-27 02:49:42