Negociação no Parlamento é crucial para o êxito da terapia de choque capaz de reerguer a Argentina
completou cem dias à frente do governo argentino mantendo intacto o apoio popular que o levou à Presidência: 56,3% da população avalia sua imagem como positiva ou regular, pouco mais que sua votação na eleição . Contrariando quem previa rápida perda de popularidade, Milei tem o apoio das ruas, apesar das medidas duras tomadas desde a posse.
Tendo herdado uma situação econômica caótica, ele trouxe certa esperança ao país. A inflação, que foi de 26% em dezembro, vem desacelerando. O Ministério da Economia refinanciou 77% dos títulos de dívida com vencimento neste ano. A taxa de juros caiu 20 pontos percentuais. Os pesos em circulação têm encolhido 17% ao mês, sinal de que o governo parou de imprimir dinheiro para financiar gastos.
Um resultado imediato da estratégia foi o aumento agudo na pobreza. Um estudo da Universidade Católica Argentina estimou os pobres em 57,4% da população . A venda nas farmácias caiu 45,8% em janeiro na comparação com o mesmo mês em 2023. Os preços de planos de saúde privados subiram entre 120% e 150% de dezembro a janeiro, mais 25% em fevereiro. Como os salários não acompanharam a escalada, muitas famílias pararam de pagar.
A resposta de Milei à falta de apoio parlamentar será determinante para o futuro de seu governo e da Argentina. Seu plano agora é firmar um pacto com os governadores, influentes no Congresso. Para que tenha sucesso, precisará ceder em vários pontos da agenda. E será obrigado a negociar com aqueles que qualifica como “a casta”: políticos, empresários e sindicalistas que, na sua visão, impedem mudanças.
Italia Ultime Notizie, Italia Notizie
Similar News:Puoi anche leggere notizie simili a questa che abbiamo raccolto da altre fonti di notizie.
Milei chega a 100 dias de governo na Argentina; veja as boas e más notíciasPresidente argentino chegou ao poder em dezembro passado prometendo uma revolução ultraliberal
Leggi di più »
Calor sufocante e tempestades: Inmet emite alerta para quase todo o BrasilVolume total de chuva pode chegar a 100 mm, com ventos de até 100 km/h
Leggi di più »
100 dias de Milei: sem apoio legislativo e pobreza em alta, líder mantém apoio popularSegundo institutos de pesquisa argentinos, apesar de uma leve redução de imagem positiva, Milei conta com a aprovação de mais de 50% da população
Leggi di più »
Milei completa 100 dias de governo com aprovação totalmente polarizadaPesquisa da Atlas Intel mostra que 47,7% dos argentinos elogiam sua gestão; apenas um décimo a menor (47,6%) rejeitam o presidente
Leggi di più »
100 dias de Milei: avaliação negativa da economia sobe de 76% para 88%Quase nove a cada dez argentinos (88%).afirmam que a economia vai mal no país, segundo pesquisa Atlas Intel divulgada hoje. Em novembro, antes de o presidente Javier Milei assumir o cargo, o índice era de 77%. A avaliação positiva caiu de 7% para 2%.
Leggi di più »
Milei, 100 días de populismo de derecha en ArgentinaEl presidente ultra colocó a la defensiva a muchos políticos, a los que subsume dentro del colectivo “casta”
Leggi di più »