Nova medicação injetável está indicada inicialmente para tratar diabetes e atua em hormônios relacionados à digestão e à saciedade. Os resultados obtidos em estudos clínicos com a tirzepatida foram considerados 'sem precedentes'.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária aprovou nesta segunda-feira o Mounjaro, da farmacêutica Eli Lilly, como um novo tratamento contra o diabetes tipo 2.
A princípio, a tirzepatida está indicada apenas para tratar diabetes, mas ela também passa por estudos que a avaliam como uma possível terapia contra obesidade, apneia do sono, esteatose hepática, doença renal crônica e insuficiência cardíaca. Esses tais receptores que são ativados mexem com uma série de processos do organismo. O primeiro deles envolve a liberação de insulina, hormônio produzido pelo pâncreas que é responsável por retirar da circulação sanguínea o açúcar obtido dos alimentos e botá-lo dentro das células, onde será usado como fonte de energia.
O Ozempic, cujo princípio ativo é a semaglutida, também é usado no diabetes e tem uma ação parecida. A diferença é que ele atua apenas sobre um desses hormônios: o GLP-1. Os dados mostram que, entre os voluntários que tomaram a versão de 15 mg do Mounjaro, 51% deles conseguiram atingir uma hemoglobina glicada inferior a 5,7%. Essa mesma meta foi atingida por 20% dos participantes que usaram o Ozempic.
O mesmo teste clínico revelou que 92% dos voluntários tratados com o Mounjaro de 15 mg conseguiram ficar com uma HbA1c abaixo de 7%, que é o nível recomendado pelas diretrizes médicas para um controle adequado do diabetes. "Estamos diante de uma nova era no tratamento da obesidade como doença crônica, multifatorial, recorrente e progressiva, em que o paciente poderá discutir junto ao seu médico sobre o medicamento que mais precisa e se adequa às suas necessidades individuais", diz o texto.
"Uma terapia de ação ampla, que poderia ir além do controle de peso e glicose para fornecer efeitos abrangentes e modificadores da doença em todo o espectro cardiometabólico. A semaglutida permitirá que os médicos tratem proativamente o que veem agora, bem como o que pode acontecer mais tarde, ou seja, tratar hoje possíveis complicações que só apareceriam futuramente", finaliza o texto.
Atualmente, a Novo Nordisk possui três versões de medicamento cujo princípio ativo é a semaglutida. A primeira já foi citada anteriormente: o Ozempic, que tem 1 mg do fármaco, é injetável, semanal e está indicado para tratar o diabetes.A terceira é o Rybelsus, usado contra o diabetes e vem na forma de comprimidos de 3,7 ou 14 mg.
Essa taxa fica bem próxima — e em alguns casos até é superior — aos resultados obtidos com a cirurgia bariátrica. "Mas precisamos nos atentar às terminologias aqui: falamos de medicações para o tratamento da obesidade, e não de medicações para a perda de peso ou para emagrecer. Parece uma diferença sutil, mas não é."
"Eles costumam ocorrer principalmente na fase inicial do tratamento, por isso também é importante fazer o acompanhamento médico e o aumento progressivo da dosagem", complementa ele. "Daí os especialistas foram analisar as evidências e, ao que parece, esse risco não foi demonstrado de fato", complementa o presidente da SBEM.Quem poderá tomar o Mounjaro?"A medicação só é eficaz se usada no paciente certo, para o qual a substância foi estudada", diz ele.
Magno assegura que a Eli Lilly está aberta para conversar e ampliar o acesso à tirzepatida no Brasil.
Italia Ultime Notizie, Italia Notizie
Similar News:Puoi anche leggere notizie simili a questa che abbiamo raccolto da altre fonti di notizie.
Mounjaro: como funciona novo remédio com efeito superior ao Ozempic aprovado pela AnvisaNova medicação injetável está indicada inicialmente para tratar diabetes e atua em hormônios relacionados à digestão e à saciedade. Os resultados obtidos em estudos clínicos com a tirzepatida foram considerados 'sem precedentes'.
Leggi di più »
Segurança Presente prende homens que roubavam cabos da rede ferroviária em Nova Iguaçu | Nova IguaçuSuspeitos foram pegos em flagrante com 80 metros de fios. Furtos vem causando paralisação do serviço
Leggi di più »
Ozempic e outros remédios inspirados em veneno de animaisVenenos de criaturas da terra e do mar são rica fonte de compostos medicinais.
Leggi di più »
Anvisa aprova novo remédio para diabetes que promove perda de peso inéditaTirzepatida demonstrou, em estudos, controle dos níveis de açúcar no sangue sem precedentes e redução expressiva no peso dos pacientes
Leggi di più »
American Horror Story: veja trailer, sinopse e elenco da nova temporadaFique por dentro de todos os detalhes de American Horror Story: Delicate, nova temporada com Kim Kardashian, Emma Roberts e Cara Delevingne no elenco!
Leggi di più »
Vittoria Ceretti: Quem é a nova namorada de Leonardo DiCaprio?Italiana tem 25 anos e já foi casada com o DJ Matteo Milleri
Leggi di più »