Presidente equatoriano é alvo de um processo de impeachment por desvio de dinheiro: JN
O presidente do Equador, Guillermo Lasso, dissolveu a Assembleia Nacional e convocou novas eleições gerais. O gesto interrompeu um processo de impeachment por suposto desvio de dinheiro.
Essa cláusula da Constituição do Equador é conhecida como "morte cruzada". O presidente dissolve o Parlamento e convoca imediatamente eleições legislativas e presidenciais. Foi uma estratégia de Guillermo Lasso para escapar do processo de impeachment aberto na terça-feira e que seria votado no sábado .
“Ele ganha por dois motivos. O primeiro motivo: ele não é impichado, ou seja, ele não é impedido agora. E a segunda questão é que ele governa por seis meses por decreto. Ao governar seis meses por decreto, ele obviamente vai passar tudo aquilo que ele imagina no cenário de crise que o país está vivenciando agora”, diz o professor de Relações Institucionais.
Italia Ultime Notizie, Italia Notizie
Similar News:Puoi anche leggere notizie simili a questa che abbiamo raccolto da altre fonti di notizie.
Assembleia do Equador inicia audiência de impeachment contra presidente LassoDois parlamentares da oposição apresentarão o caso contra Lasso, que poderá se defender posteriormente. A votação final está prevista para ocorrer no sábado.
Leggi di più »
Quem é Guillermo Lasso, polêmico presidente do Equador que dissolveu o parlamentoPolítico da direita conservadora tomou posse em 2021. Ex-banqueiro já tinha passado por tentativa de destituição em junho do ano passado.
Leggi di più »
Saiba quem é Guillermo Lasso, presidente do Equador, e se ele é de direita ou esquerdaEle anunciou a dissolução da Assembleia Nacional do país e a convocação de novas eleições parlamentares
Leggi di più »
Assembleia do Equador começa julgamento de impeachment de Guillermo LassoJulgamento pode durar vários dias e pelo menos 92 legisladores devem votar a favor da destituição do presidente
Leggi di più »