O trabalho do trio de cientistas demonstrou uma maneira de criar pulsos de luz extremamente curtos que podem ser usados para capturar e estudar processos rápidos dentro dos átomos.
O Prêmio Nobel de Física de 2023 foi dado aos criadores de experimentos com luz que capturam “os mais curtos dos momentos” e abriram uma janela para observar o mundo dos elétrons.
Um attossegundo é um quintilionésimo de segundo — em ordem de grandeza, isso representa para um segundo aquilo que um segundo representa para a idade do Universo. Antes das descobertas dos premiados com o Nobel de 2023, os elétrons pareciam manchas, mesmo com o uso dos microscópios mais avançados. Isso porque o movimento e o comportamento deles são rápidos demais.
Após ser anunciada como vencedora, e ainda parecendo um tanto atordoada com a notícia, ela discursou na conferência de imprensa realizada nesta terça-feira na Academia Real de Ciências da Suécia.“Não há tantas mulheres que recebem este prêmio — por isso ele é muito, muito especial”, disse a cientista.