Pierre Olivier Gourinchas, economista-chefe do fundo, calcula que alta de 10% no petróleo reduziria crescimento em 0,15%; barril já subiu 4%
A economia mundial perdeu dinamismo devido ao impacto das taxas de juro mais elevadas, à invasão da Ucrânia e enfrenta novas incertezas decorrentes da guerra entre Israel e o Hamas, alertou o Fundo Monetário Internacional nesta terça-feira, 10. O fundo projeta crescimento de 3% na economia mundial, ritmo mais lento que em 2022, quando o avanço foi de 3,5%.
No caso do conflito entre Israel e Hamas, o efeito direto é nos preços do petróleo. O economista-chefe do fundo, Pierre Olivier Gourinchas, afirmou que esse aumento nos preços pode fragilizar a recuperação da economia global. O economista calcula que um aumento de 10% nos preços do petróleo reduziria o crescimento do Produto Interno Bruto global em 0,15% e elevaria a inflação em 0,4%.
“Vimos isso em crises e conflitos anteriores. E, claro, isso reflete o potencial risco de que possa haver perturbação na produção no ou no transporte de petróleo na região”, disse Gourinchas na entrevista coletiva de divulgação do Panorama Econômico Mundial, relatório de projeções do FMI. O economista, porém, pondera que é “muito cedo” para avaliar consequências econômicas do conflito na Faixa de Gaza.
O economista resaltou que Na avaliação de Gourinchas, a economia mundial tem demonstrado “notável resiliência” mesmo com a guerra na Ucrânia, os juros altos e os efeitos da pandemia de Covid-19. No relatório apresentado nesta terça, o FMI subiu em 1 ponto percentual a projeção de crescimento do Brasil, de 2,1% em julho para 3,1% agora.
Italia Ultime Notizie, Italia Notizie
Similar News:Puoi anche leggere notizie simili a questa che abbiamo raccolto da altre fonti di notizie.
Guerra Israel-Hamas: Netanyahu promete ações e 'forças nunca vistas antes' contra HamasOndas de fumaça atrás de um prédio alto durante um ataque aéreo israelense na Cidade de Gaza em 9 de outubro de 2023. Israel atacou implacavelmente a Faixa de Gaza durante a noite e até 9 de outubro, enquanto os combates com o Hamas continuavam em torno da Faixa de Gaza, enquanto o número de mortos na guerra contra os palestinos militantes ultrapassaram 1.100.
Leggi di più »
Guerra entre Israel e Hamas deve ter pouco impacto no Brasil, dizem economistasPrincipal preocupação está em possível alta do petróleo, o que pode pressionar a inflação doméstica e atrapalhar os planos de cortes dos juros
Leggi di più »
Políticos usam conflito entre Israel e Hamas para desinformar e alimentar polarização no BrasilPublicações tentam associar governo Lula e a esquerda à violência promovida pelo Hamas
Leggi di più »
Guerra entre Israel e Hamas: preço do petróleo dispara e mercado teme impactos sobre a inflaçãoEscolha quais assuntos você quer ver e clique no botão para abrir as últimas notícias.
Leggi di più »