O relacionamento entre a Polônia e a Ucrânia vem mostrando sinais de fricção. O presidente da Polônia, Andrzej Duda, e o primeiro-ministro Mateusz Morawiecki, assim como outros representantes do campo do governo ultranacionalista polonês,...
O relacionamento entre a Polônia e a Ucrânia vem mostrando sinais de fricção. O presidente da Polônia, Andrzej Duda, e o primeiro-ministro Mateusz Morawiecki, assim como outros representantes do campo do governo ultranacionalista polonês, passaram a se referir aos ucranianos numa linguagem dura, que costumava ser direcionada durante campanhas eleitorais apenas aos vilões tradicionais da direita polonesa: a Rússia e a Alemanha.
Políticos do partido governista polonês, o ultranacionalista Lei e Justiça , também aproveitaram para incluir outro alvo favorito em suas queixas: os alemães, acusando Berlim de estar por trás dessas tensões.
“O PiS está sacrificando as relações com a Ucrânia”, foi o comentário do jornalista e cientista político Bartosz Wielinski no jornal liberal Gazeta Wyborcza nesta quinta-feira. Num artigo, ele descreveu o que chamou de uma “política destrutiva que beira a traição”. Em sua opinião, a disputa pelos grãos ucranianos é apenas um pretexto: “Na campanha eleitoral, o PiS não vai se deter diante de nada.
Eventos sangrentos no fim da Segunda Guerra Mundial e nos primeiros anos do pós-guerra ainda hoje lançam uma longa sombra no relacionamento entre os dois países. A partir de 1943, nacionalistas do Exército Insurgente Ucraniano atacaram e expulsaram os habitantes de aldeias polonesas na região de Volhynia, hoje território da Ucrânia.
Mas também há os primeiros sinais de distensão e indicações que o PiS só pretende fazer uso dessa retórica enquanto durar a campanha. “Quando recebermos o novo armamento dos EUA e da Coreia do Sul, liberaremos o armamento atualmente usado pelo exército polonês. Talvez o transfiramos para a Ucrânia”, acrescentou Duda. Recentemente Varsóvia assinou vários contratos de compras de armas.
Italia Ultime Notizie, Italia Notizie
Similar News:Puoi anche leggere notizie simili a questa che abbiamo raccolto da altre fonti di notizie.
Guerra na Ucrânia: a disputa que ameaça apoio da Polônia no conflito contra RússiaPoloneses e ucranianos estão em lados opostos em uma disputa econômica envolvendo importação de cereais.
Leggi di più »
Em meio a disputa sobre grãos, Polônia deixa de fornecer armas à UcrâniaEm meio a corrida eleitoral, Varsóvia manteve a proibição de importação de cereais ucranianos, num aceno a agricultores locais
Leggi di più »
Polônia diz ter sido mal-interpretada sobre suspensão do envio de armas à UcrâniaA Polônia informou, nesta quinta-feira (21), que foram “mal-interpretadas” as declarações do primeiro-ministro polonês sobre uma possível suspensão do envio de armas à Ucrânia, em meio a uma disputa recente pelas exportações de cereais....
Leggi di più »
Polonia deja de suministrar armas a Ucrania en plena crisis del comercio de productos agrícolasEl primer ministro Morawiecki afirma que la llegada de material armamentístico de otros países a través de su territorio seguirá en funcionamiento
Leggi di più »
Polônia diz que não fornecerá mais armas à UcrâniaVarsóvia desempenhou papel fundamental no envio de armas para Ucrânia. Anúncio ocorre em meio a uma disputa com Kiev sobre a importação de grãos do país em guerra.
Leggi di più »
Polônia anuncia que deixará de fornecer armas para a UcrâniaDecisão vem após protestos ucranianos em reação à decisão da Polônia de manter restrições de importações de grãos do vizinho.
Leggi di più »