Escolha quais assuntos você quer ver e clique no botão para abrir as últimas notícias.
Temporadas de calor excessivo estão se tornando cada vez mais comuns no país — Foto: PAULO PINTO/AGÊNCIA BRASIL via BBCParte do Brasil enfrenta agora a terceira onda de calor de 2024.
Ao lado de crianças pequenas e idosos, eles fazem parte de uma espécie de grupo de risco, pois estão mais vulneráveis aos impactos do calorão na saúde. Onda de calor: como o organismo tenta se adaptar O médico Marcelo Franken, diretor da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo , lembra que somos seres homeotérmicos. Isso significa que a nossa temperatura corporal se mantém constante, independentemente de quão quente ou frio está o meio externo.
Para lidar com isso, o sistema nervoso lança uma série de ações emergenciais. A primeira delas é aumentar a sudorese, ou a liberação de suor através da pele. A segunda envolve relaxar e dilatar os vasos sanguíneos mais superficiais, de modo a liberar calor para o meio externo. Aqui também não podemos ignorar os quadros de insolação. "Neles, o calor chegou a um tal ponto que o corpo perde a capacidade de controlar a própria temperatura. A pessoa deixa de transpirar, fica com a pele seca e vermelha e pode até sofrer convulsões ou arritmias", caracteriza o cardiologista.
Esses, aliás, são os dois eventos cujo risco mais sobe durante as ondas de calor, segundo o estudo australiano publicado em 2022 citado anteriormente, que foi publicado no periódico especializado The Lancet Planetay Health."A dilatação dos vasos sanguíneos exige que o coração aumente a frequência de batimentos para manter a pressão arterial", detalha o médico.
"Falamos aqui de um somatório de fatores e eventos que, juntos, elevam o risco de infarto e outros eventos cardiovasculares", pontua Rassi. "A pessoa deve andar com sua garrafinha o tempo todo. Assim, fica mais fácil quantificar quanta água você bebeu por dia", sugere Rassi. "Para muitos, o calor é propício para consumir bebidas alcoólicas, como a cerveja, mas elas não vão ajudar. Por serem diuréticas e vasodilatadoras, são até prejudiciais", complementa o médico.
Ter uma garrafa d'água sempre por perto é a principal estratégia para fugir da desidratação — Foto: GETTY IMAGES via BBC Essas dicas, claro, valem para toda a população. Mas há uma recomendação específica para os portadores de doenças cardiovasculares, especialmente aqueles com pressão alta.
Italia Ultime Notizie, Italia Notizie
Similar News:Puoi anche leggere notizie simili a questa che abbiamo raccolto da altre fonti di notizie.
Mulher que matou gato em live é condenada por assassinar homem por afogamento: 'Fixação por violência'Corpo de Jorge Martin Carreno foi retirado do rio Cherwell, em Oxford, na Inglaterra, em julho de 2021
Leggi di più »
Empresa brasileira enfrenta dilema na escolha de novo presidenteUma das maiores empresas brasileiras e concorrente de peso entre as grandes mineradoras mundiais, vive situação inusitada para definir quem vai, ou de abrir processo competitivo para selecionar um executivo a partir de uma lista, com Bartolomeo nela.
Leggi di più »
FMI lança processo de escolha de seu novo diretor-geralMandato atual da búlgara Kristalina Georgieva chega ao fim em 30 de setembro
Leggi di più »
Quer emagrecer? Escolha a hora certa para comer!Pesquisas apontam que se alimentar melhor pela manhã pode trazer benefícios
Leggi di più »
Mulher de Gerson Brenner fala sobre casamento com ator: 'Tive que fazer uma escolha'Marta Mendonça abandonou a carreira de psicóloga para cuidar do marido: 'Somos muito felizes juntos'
Leggi di più »
Dois presos fogem de presídio de segurança máxima em MossoróEscolha quais assuntos você quer ver e clique no botão para abrir as últimas notícias.
Leggi di più »