OCDE manifesta preocupação com decisão do STF que anulou provas do acordo de leniência com Odebrecht
) publicou na semana passada um relatório específico sobre o combate à corrupção no Brasil. Não é um relatório qualquer. Faz parte da avaliação do Grupo de Trabalho Antissuborno sobre o cumprimento da Convenção Antissuborno do organismo multilateral, a que o Brasil aderiu em 2000.
Além de anular as provas, Toffoli determinou que Procuradoria-Geral da República, Tribunal de Contas da União, Conselho Nacional de Justiça e Conselho Nacional do Ministério Público apurassem responsabilidades de todos os que praticaram atos relacionados ao acordo. Juristas preveem um “efeito dominó” com a suspensão de vários processos e ressarcimento de multas impostas a cidadãos e empresas.
O relatório da OCDE manifesta preocupação com várias outras deficiências jurídicas brasileiras que favorecem a corrupção. Primeiro, os prazos de prescrição de crimes, considerados “inadequados para coibir suborno”. Segundo, o arcabouço jurídico que cerca as delações premiadas, tido como insuficiente para proteger delatores, em particular no setor privado.
O relatório é um revés inequívoco para o desejo do Brasil de ser integrante pleno da organização que reúne os países mais desenvolvidos do mundo. Deve, portanto, ser analisado pelas autoridades com atenção. Elas precisam demonstrar que o desfecho da Lava-Jato não significou que o Estado brasileiro tenha se tornado leniente no combate ao desvio de dinheiro público.
Italia Ultime Notizie, Italia Notizie
Similar News:Puoi anche leggere notizie simili a questa che abbiamo raccolto da altre fonti di notizie.
Governo avalia recuo para manter voos Santos Dumont-Brasília, dizem fontesIdeia do ministério, que vinha sendo pressionado pelo governo estadual e pela prefeitura carioca, era restringir o uso do Santos Dumont e estimular a migração de operações para o aeroporto do Galeão (RJ)
Leggi di più »
STF reduz penas atribuídas por Moraes para acusados do 8/1 pela 1ª vezDiscordância entre ministros sobre a dosimetria das penas foi responsável pela primeira diminuição das condenações de manifestantes que atacaram as sedes dos Três Poderes
Leggi di più »
Advogada presa por atos do 8/1 tem prisão revogada pelo STFMargarida Marinalva teve apoio da OAB para decisão da sua soltura; ela foi alvo da 17ª fase da Operação Lesa Pátria
Leggi di più »
STF revoga prisão de advogada alvo da Operação Lesa PátriaMargarida Marinalva é acusada de recolher celulares dos envolvidos nos atos de 8 de janeiro para que eles não fossem identificados
Leggi di più »
Solto pelo STF, traficante dribla polícia há três anosPor Walmor Parente, subeditor da Coluna
Leggi di più »