Sergio Moro: Quais os argumentos dos desembargadores no julgamento que manteve mandato do senador?

Italia Notizia Notizia

Sergio Moro: Quais os argumentos dos desembargadores no julgamento que manteve mandato do senador?
Italia Ultime Notizie,Italia Notizie
  • 📰 g1
  • ⏱ Reading Time:
  • 159 sec. here
  • 4 min. at publisher
  • 📊 Quality Score:
  • News: 67%
  • Publisher: 86%

Com um gol e uma assistência, atacante lidera Tricolor em triunfo no Maracanã

4ª sessão de julgamento de processos que pedem cassação do mandato de Sergio Moro — Foto: Reprodução/ TRE-PR

Dessa forma, houve divergência entre os membros da Corte quanto à soma a ser considerada dos valores gastos no período pelo pré-candidato e, por consequência, se houve abuso de poder econômico. Falavinha, relator do caso, entendeu que as acusações contra o senador por abuso de poder econômico na eleição de 2022 não procedem.

No voto, Falavinha afirmou ainda que os gastos de Moro com segurança são justificáveis, uma vez que ele chegou a ser ameaçado por facções criminosas. Na segunda sessão, o desembargador eleitoral José Rodrigo Sade considerou como parcialmente procedente os processos para cassar o mandato de Moro e os suplentes, declarar a inelegibilidade por 8 anos a partir de 2022 e a realização de novas eleições, após trânsito em julgado dos processos, caso haja confirmação da cassação.

"A pré-campanha do investigado a presidente acabou o beneficiando quando, mudando a veras o seu barco, tentou aportar no Senado Federal. Para mim, assim, é completamente desinfluente saber da intenção inicial do investigado", defendeu. "Porém, na fase de pré-campanha não tem a realização dessas contas, a lei não exige que seja prestada contas, dessa forma, nesse caso aqui nós não temos os valores que outros partidos gastaram, como teria se fosse no período da campanha", afirmou.

"Concluo que devem ser considerados como gastos eleitorais apenas aqueles dispêndios com serviços que tiveram algum impacto eleitoral e alguma aptidão ao menos em tese de produzir efeitos na legitimidade no pleito eleitoral e de ter beneficiado diretamente o investigado Sergio Moro para eleição no Paraná", defendeu.

"No caso dos autos, pelo simples montante financeiro evidenciado na campanha dos investigados, não se extrai que tenha havido uma extrapolação no limite do razoável", disse. A quarta e última sessão, ocorrida na terça-feira, começou com um voto do desembargador Julio Jacob Junior. Ele comparou a estratégia de comunicação adotada por Moro com a que levou Jair Bolsonaro à presidência.

Julgamento de Sergio Moro no TRE-PR - desembargador Julio Jacob Junior lê seu voto — Foto: Reprodução/TRE-PR O penúltimo desembargador a votar, Anderson Ricardo Fogaça, citou que, conforme jurisprudência do TSE, a discussão do abuso de poder econômico dispensa a análise da licitude do gasto, considerando apenas se houve o uso excessivo de valores de modo a influenciar o eleitorado e eventual resultado do pleito.

Ele argumentou que seria excessiva a procedência dos pedidos para a decretação da cassação do diploma de senador e a declaração de inelegibilidade. O advogado que representa o PL, Bruno Cristaldi, afirmou que os votos divergentes cederam argumentações para o recurso.

Abbiamo riassunto questa notizia in modo che tu possa leggerla velocemente. Se sei interessato alla notizia puoi leggere il testo completo qui. Leggi di più:

g1 /  🏆 7. in BR

Italia Ultime Notizie, Italia Notizie

Similar News:Puoi anche leggere notizie simili a questa che abbiamo raccolto da altre fonti di notizie.

Sergio Moro se encontrou com Gilmar Mendes um dia antes de retomada do julgamento no TRESergio Moro se encontrou com Gilmar Mendes um dia antes de retomada do julgamento no TREUma década depois da Lava Jato, ex-juiz e ministro tiveram audiência após ocuparem campos opostos
Leggi di più »

Sergio Moro: TRE-PR retoma julgamento nesta terça (9), com placar favorável ao senador; assistaSergio Moro: TRE-PR retoma julgamento nesta terça (9), com placar favorável ao senador; assistaBasta um voto para que ex-juiz da Lava Jato escape da cassação, mas caso pode chegar ao TSE
Leggi di più »

Moro julgado no TRE-PR: saiba quais os próximos passos após interrupção por pedido de vistaMoro julgado no TRE-PR: saiba quais os próximos passos após interrupção por pedido de vistaSenador responde a duas ações apresentadas pelo PL e pela Federação Brasil da Esperança; partidos alegam que ele teria driblado a legislação eleitoral na campanha de 2022
Leggi di più »

Entenda quais são as acusações que podem levar à cassação de MoroEntenda quais são as acusações que podem levar à cassação de MoroProcessos foram ajuizados pelo PL, do ex-presidente Jair Bolsonaro, e pela Federação Brasil da Esperança (PT/PCdoB/PV), do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
Leggi di più »

Saiba quais são os próximos passos no processo contra MoroSaiba quais são os próximos passos no processo contra MoroOutros cinco desembargadores precisam votar no processo
Leggi di più »

Além de Moro, saiba quais outros políticos correm risco de perder o mandatoAlém de Moro, saiba quais outros políticos correm risco de perder o mandatoBrazão, apontado como suposto mandante de assassinato no caso Marielle, governadores do Rio e de Alagoas estão na lista; entenda
Leggi di più »



Render Time: 2025-02-25 15:08:12