STF lança convenção da OIT na língua indígena Kaiapó

Italia Notizia Notizia

STF lança convenção da OIT na língua indígena Kaiapó
Italia Ultime Notizie,Italia Notizie
  • 📰 sbtnews
  • ⏱ Reading Time:
  • 64 sec. here
  • 3 min. at publisher
  • 📊 Quality Score:
  • News: 29%
  • Publisher: 51%

STF lança convenção da OIT na língua indígena Kaiapó

"Precisamos reconhecer que não existe apenas uma língua no país", disse Rosa Weber, presidente do SupremoO Supremo Tribunal Federal lançou, na noite dessa 2ª feira , a versão da Convenção n° 169 da Organização Internacional do Trabalho na língua indígena Kaiapó.A cerimônia ocorreu no Salão Branco do STF e contou com a presença de cacicas e caciques do povo Kaiapó, como o cacique Raoni.

Também participaram da cerimônia autoridades como a presidente do STF, Rosa Weber, o diretor do Escritório da OIT para o Brasil, Vinicius Carvalho Pinheiro, a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, e o ministro da Advocacia-Geral da União , Jorge Messias. A convenção da OTI foi aprovada em 1989 e ratificada em 2002. O documento busca superar práticas discriminatórias que atingem povos indígenas do mundo e assegurar participação deles na tomada de decisões.

"Meu entusiasmo é especial por estar entre um público majoritariamente feminino, grandes protetoras das culturas da comunidade tradicionais e guardiãs de seus povos", disse Rosa Weber."Precisamos reconhecer que não existe apenas uma língua no país. São quase 200 línguas e dialetos que precisam ser respeitados e preservados", declarou ainda a presidente do STF, em seu discurso.

A tradução para o Kaiapó foi iniciativa conjunta entre STF, Procuradoria-Geral da República e OIT. Em julho, o Supremo havia lançado a primeira Constituição brasileira traduzida para a uma língua indígena, o Nheengatu.

Abbiamo riassunto questa notizia in modo che tu possa leggerla velocemente. Se sei interessato alla notizia puoi leggere il testo completo qui. Leggi di più:

sbtnews /  🏆 25. in BR

Italia Ultime Notizie, Italia Notizie

Similar News:Puoi anche leggere notizie simili a questa che abbiamo raccolto da altre fonti di notizie.

Delação de Mauro Cid: as próximas etapas da colaboração e como fica a rotina do ex-auxiliar de Bolsonaro após sair da prisãoDelação de Mauro Cid: as próximas etapas da colaboração e como fica a rotina do ex-auxiliar de Bolsonaro após sair da prisãoTenente-coronel foi solto após acordo ser homologado pelo ministro do STF Alexandre de Moraes
Leggi di più »

Semana política: STF começa a julgar ações do 8 de janeiroSemana política: STF começa a julgar ações do 8 de janeiroNa Câmara, os deputados dão sequência à minirreforma eleitoral
Leggi di più »

Mauro Cid perde cargo e função no Exército, mas continua com remuneração de oficial superiorMauro Cid perde cargo e função no Exército, mas continua com remuneração de oficial superiorMilitar foi afastado por decisão do ministro Alexandre de Moraes do Supremo Tribunal Federal (STF)
Leggi di più »

Mauro Cid perde cargo e função no Exército, mas pode continuar recebendo remuneração de oficial superiorMauro Cid perde cargo e função no Exército, mas pode continuar recebendo remuneração de oficial superiorMilitar foi afastado por decisão do ministro Alexandre de Moraes do Supremo Tribunal Federal (STF)
Leggi di più »

Mauro Cid perde função no Exército, mas mantém salário de oficial superiorMauro Cid perde função no Exército, mas mantém salário de oficial superiorO tenente-coronel foi afastado por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do STF
Leggi di più »

STF faz sessões extras e começa a julgar esta semana acusados de participar dos atos golpistasSTF faz sessões extras e começa a julgar esta semana acusados de participar dos atos golpistasRosa Weber marcou julgamento de 4 acusados; ao todo, PGR já denunciou 1.390 suspeitos. STF também deve julgar ações sobre violação de direitos humanos e superlotação em presídios.
Leggi di più »



Render Time: 2025-02-27 08:14:36