A ação no STF que pode blindar as big techs contra a Justiça

Italia Notizia Notizia

A ação no STF que pode blindar as big techs contra a Justiça
Italia Ultime Notizie,Italia Notizie
  • 📰 VEJA
  • ⏱ Reading Time:
  • 49 sec. here
  • 2 min. at publisher
  • 📊 Quality Score:
  • News: 23%
  • Publisher: 92%

Julgamento que pode proibir a suspensão de aplicativos de mensagem volta à pauta do Supremo

Nas últimas semanas, as autoridades públicas têm conseguido, a duras penas, contrapor as constantes ofensivas de gigantes da tecnologia, como Google, Telegram e Meta contra a proposta de regulamentar as redes sociais que tramita no Congresso Nacional – e que tem o apoio do governo Luiz Inácio Lula da Silva. Contudo, enquanto o Projeto de Lei nº 2.

O fator que pode virar a mesa neste cenário é uma ação judicial datada de 2016 que voltou à pauta do Supremo Tribunal Federal nesta quarta-feira, 17. Trata-se da Ação Direta de Inconstitucionalidade nº 5.

Na época, a ação foi considerada inválida pela Câmara dos Deputados, pelo Senado e pela Advocacia-Geral da União . No entanto, em 2020, os ministros do STF Edson Fachin e Rosa Weber votaram favoráveis à ADI, ou seja, defenderam que a Justiça não tem poder para violar o sigilo das mensagens trocadas em aplicativos, tampouco suspender seu funcionamento.

O julgamento que pode fortalecer a blindagem jurídica das plataformas digitais ainda não foi retomado, embora incluído na pauta do STF desta quarta-feira pela presidente Rosa Weber — que também é relatora do caso e contrária à suspensão dos aplicativos.

Abbiamo riassunto questa notizia in modo che tu possa leggerla velocemente. Se sei interessato alla notizia puoi leggere il testo completo qui. Leggi di più:

VEJA /  🏆 5. in BR

Italia Ultime Notizie, Italia Notizie

Similar News:Puoi anche leggere notizie simili a questa che abbiamo raccolto da altre fonti di notizie.

STF adia para junho julgamento sobre Marco Civil da Internet e responsabilidade de big techsSTF adia para junho julgamento sobre Marco Civil da Internet e responsabilidade de big techsRemarcação atendeu a pedido de relatores; casos devem ter análise feita na segunda quinzena de junho, mas ainda não há data definida
Leggi di più »

STF marca para dia 23 julgamento de sexto bloco de denúncias contra acusados de atos golpistasSTF marca para dia 23 julgamento de sexto bloco de denúncias contra acusados de atos golpistasCorte já concluiu o julgamento de quatro conjuntos de denúncias e decidiu tornar réus 795 acusados. Quinta leva de denúncias, contra 250 denunciados, está em análise no plenário virtual.
Leggi di più »

STF pauta julgamento de mais 131 denúncias sobre os atos do 8 de janeiroSTF pauta julgamento de mais 131 denúncias sobre os atos do 8 de janeiroCorte analisará acusados de incitar as depredações em Brasília; 795 viraram réus
Leggi di più »

STF retoma o julgamento contra Collor sobre suposta propina de R$ 20 milhõesSTF retoma o julgamento contra Collor sobre suposta propina de R$ 20 milhõesNa leitura parcial do voto, na última sessão, o ministro Edson Fachin entendeu que as provas contra Collor são sólidas no suposto recebimento de vantagem indevida
Leggi di più »



Render Time: 2025-04-18 17:48:41