O imposto sobre valor adicionado (IVA) substituirá cinco impostos brasileiros (ICMS, ISS, IPI, PIS e COFINS).
A Câmara dos Deputados concluiu na noite desta sexta-feira a aprovação da emenda à Constituição que estabelece uma reforma tributária no país. Essas mudanças vão representar um marco histórico na cobrança de impostos no país.
Três propostas de mudança na Constituição chegaram a avançar nas comissões da Câmara, mas não foram a plenário. Em 1995, o governo FHC apresentou uma PEC para acabar com o IPI, que é um imposto federal, e substituir por um único imposto partilhado por União, estados e Distrito Federal. O texto foi aprovado na comissão especial em 1999.
O relator na Câmara, deputado Aguinaldo Ribeiro, comemorou e lembrou que a regulamentação da reforma é o próximo passo. "Estamos aqui num momento histórico no Brasil, que é aprovação de uma reforma tributária que o Brasil vem discutindo no mínimo desde a Constituinte. Essa simplificação é monumental. Só para se ter uma ideia, o custo burocrático de pagar imposto no Brasil, por conta dessa complexidade, é da ordem de 10 vezes maior do que a média do mundo. E a gente vai se aproximar da média do mundo", explicou Bernard Appy.
“Pela primeira vez na história conseguimos aprovar uma reforma tributária para facilitar o investimento, para facilitar o pagamento de imposto, pagar mais quem ganha mais, pagar menos quem ganha menos, para que a gente melhore a vida do povo brasileiro. Então o que aconteceu ontem foi um fato histórico, que o Haddad merece uma salva de palmas especial por ter coordenado isso”, discursou Lula.
Italia Ultime Notizie, Italia Notizie
Similar News:Puoi anche leggere notizie simili a questa che abbiamo raccolto da altre fonti di notizie.
Reforma Tributária não justifica aumento do ICMS pelos estados do Sul e Sudeste, diz FazendaSeis estados anunciarem alíquota maior, citando ‘perdas’ com a aprovação da Reforma
Leggi di più »
O que muda nos impostos com a reforma tributária aprovada pelo CongressoCinco impostos serão substituídos por um IVA, que promete acabar com o manicômio tributário
Leggi di più »
Com maioria conservadora, Comissão da Câmara vira arena de debates para pautas de costumesColegiado aprovou lei que proíbe o casamento homoafetivo e, nesta semana, deve votar projeto de lei que pode proibir todas as formas de aborto no Brasil
Leggi di più »
Câmara aprova a reforma tributária em sessão históricaDepois de 30 anos de discussões no Congresso e nos sucessivos governos, a conclusão da reforma tributária foi encaminhada nesta sexta-feira (15) na Câmara. Os deputados aprovaram em primeiro turno e segundo turno o texto — que já havia passado pela própria Câmara, foi modificado pelo Senado e voltou para análise da Câmara. Agora, concluída a votação, a reforma vai para promulgação, ato que tornará o texto parte da Constituição. Entre os principais pontos da reforma estão a criação do Imposto Sobre Valor Agregado (IVA); de uma cesta básica nacional, isenta de impostos; e do Imposto Seletivo, chamado de "imposto do pecado". (veja lista completa abaixo).
Leggi di più »
Reforma tributária é aprovada pela Câmara dos DeputadosA Câmara dos Deputados aprovou em dois turnos nesta sexta-feira 15 a reforma tributária. Agora, a matéria segue para promulgação. A principal mudança é a adoção de um novo sistema de cobrança dos impostos, aglutinados aos preços de produtos e serviços consumidos pela população.
Leggi di più »