Entenda a medida a ser analisada pelo STF que pode mudar demissões no Brasil

Italia Notizia Notizia

Entenda a medida a ser analisada pelo STF que pode mudar demissões no Brasil
Italia Ultime Notizie,Italia Notizie
  • 📰 CNNBrasil
  • ⏱ Reading Time:
  • 80 sec. here
  • 3 min. at publisher
  • 📊 Quality Score:
  • News: 35%
  • Publisher: 97%

Corte voltar a analisar processo nesta sexta-feira (19); caso foi iniciado em 1997

Agora, após 25 anos, o STF vai julgar a constitucionalidade da denúncia de FHC. Se ela for aceita, a empresa será obrigada a justificar o motivo da demissão do funcionário., as convenções são tratados internacionais sujeitos a ratificação por parte de cada um dos estados-membros da Organização.

“Nenhum documento novo ou aditivo contratual precisaria ser assinado para as empresas passarem a não mais poder dispensar arbitrariamente seus empregados. Os efeitos se dariam mais no plano prático: elas teriam que fundamentar qualquer dispensa em um motivo econômico, financeiro, técnico ou disciplinar.”

“O motivo da demissão não deveria ser registrado na carteira de trabalho, pois isso poderia expor o empregado e dificultar sua recontratação por outra empresa. Considerando o status da jurisprudência atual, se a empresa anotar na CTPS o motivo da dispensa, ela poderá responder por danos morais.

É o caso da contratação de empregados por prazo determinado, sob o formato intermitente ou temporário. “A depender da situação, o uso dessas modalidades poderia aumentar, seja porque elas dispensam motivação no fim do contrato, seja porque representam redução de encargos no curso do próprio contrato”,diz.

Ambiel pontua que, talvez, a única previsão que falta, seria o direito a defesa prévia do empregado dispensado por “sua conduta ou desempenho” , apesar de isso existir no inquérito para apuração de falta grave do dirigente sindical que, ainda assim, admite exceções. De acordo com Ambiel, o Brasil tem a modalidade de rescisão por comum acordo, que também gera indenização , fato sequer pensado pela referida Convenção 158 e muito mais protetor que suas proposições.

Abbiamo riassunto questa notizia in modo che tu possa leggerla velocemente. Se sei interessato alla notizia puoi leggere il testo completo qui. Leggi di più:

CNNBrasil /  🏆 2. in BR

Italia Ultime Notizie, Italia Notizie

Similar News:Puoi anche leggere notizie simili a questa che abbiamo raccolto da altre fonti di notizie.

STF libera exibição de 'Linha direta' sobre caso Henry Borel; entenda o casoSTF libera exibição de 'Linha direta' sobre caso Henry Borel; entenda o casoJustiça do Rio havia atendido pedido da defesa de Dr. Jairinho, um dos acusados de matar o menino, que entrou com liminar para impedir exibição do programa; ministro Gilmar Mendes viu 'censura prévia'
Leggi di più »

As dicas de negociadores de paz para reconciliar Brasil polarizado - BBC News BrasilAs dicas de negociadores de paz para reconciliar Brasil polarizado - BBC News Brasil“Tento sempre conversar com os dois lados, porque só ouvir uma parte você não vai fazer juízo do problema' É o que conta Afonso Celso Prazeres de Oliveira, síndico do edifício Copan desde 1993, expert em mediação de conflitos sem nunca ter estudado o tema
Leggi di più »

A grande vitória de Lula sobre Bolsonaro pode render tropeços à frente | Matheus LeitãoA grande vitória de Lula sobre Bolsonaro pode render tropeços à frente | Matheus LeitãoMatheus Leitão | A grande vitória de Lula sobre Bolsonaro pode render tropeços à frente (via Mleitaonetto) VEJAColunistas
Leggi di più »

O resultado do primeiro grande teste de Lula no Congresso | Matheus LeitãoO resultado do primeiro grande teste de Lula no Congresso | Matheus LeitãoMatheus Leitão: O resultado do primeiro grande teste de Lula no Congresso (via Mleitaonetto)
Leggi di più »

Justiça decide se Cid Moreira sofre maus-tratos da esposa | VEJA GenteJustiça decide se Cid Moreira sofre maus-tratos da esposa | VEJA GenteA decisão da Justiça sobre processo que alegava que Cid Moreira era vítima de maus-tratos pela esposa
Leggi di più »



Render Time: 2025-03-29 17:03:15