Lira confirma votação do marco temporal nesta terça-feira

Italia Notizia Notizia

Lira confirma votação do marco temporal nesta terça-feira
Italia Ultime Notizie,Italia Notizie
  • 📰 valoreconomico
  • ⏱ Reading Time:
  • 68 sec. here
  • 3 min. at publisher
  • 📊 Quality Score:
  • News: 31%
  • Publisher: 93%

Câmara avança em projeto do marco temporal e Lira confirma votação nesta terça

, que estabelece marco temporal para demarcação das terras indígenas.O marco temporal estabelece que apenas as terras ocupadas por indígenas na época da promulgação da Constituição de 1988 poderão ser demarcadas.

Lira disse que esperou o governo Lula até a tarde desta terça-feira para fazer um acordo sobre o marco temporal, mas não teve retorno. Segundo o presidente da Câmara, ele já tinha se comprometido a pautar o projeto para que não coubesse ao Supremo Tribunal Federal definir a matéria – a Corte marcou para 7 de junho julgamento sobre o marco temporal.

“Procuramos a AGU [Advocacia Geral da União] por três meses para fazer entendimento sobre [a demarcação de terras indígenas em] Santa Catarina”, afirmou Lira. O deputado do PP afirmou “não ter nada contra os povos originários”, mas que “estamos falando de 0,2% da população em cima de 14% do território brasileiro” e que a área para produção rural é muito menor. O projeto, ressaltou, dará condições para os indígenas explorarem minérios, agricultura e pecuária em suas terras.

Apenas PT, PCdoB, PV, Psol, Rede e PDT se manifestaram contra o projeto. O governo orientou também que a proposta fosse retirada de pauta, mas acabou derrotado. Mesmo partidos da base, como MDB e PSD, ignoraram a posição do Executivo e votaram a favor da proposta.Após a aprovação do projeto, disse Lira, a Câmara votará as MPs.

Abbiamo riassunto questa notizia in modo che tu possa leggerla velocemente. Se sei interessato alla notizia puoi leggere il testo completo qui. Leggi di più:

valoreconomico /  🏆 4. in BR

Italia Ultime Notizie, Italia Notizie

Similar News:Puoi anche leggere notizie simili a questa che abbiamo raccolto da altre fonti di notizie.

Haddad admite preocupação com a MP do Carf, prestes a caducarHaddad admite preocupação com a MP do Carf, prestes a caducarO governo conta com o presidente da Câmara, Arthur Lira, para destravar um projeto de lei
Leggi di più »

DPU pede rejeição do PL do marco temporal das terras indígenas na Câmara | RadarDPU pede rejeição do PL do marco temporal das terras indígenas na Câmara | RadarDPU pede rejeição do PL do marco temporal das terras indígenas na Câmara (via radaronline)
Leggi di più »

Depois da pressão de Lira, Lula se aproxima do Senado | Thomas TraumannDepois da pressão de Lira, Lula se aproxima do Senado | Thomas TraumannThomas Traumann | Depois da pressão de Lira, Lula se aproxima do Senado (via traumann) VEJAColunistas
Leggi di più »

DPU envia nota para Lira contra o marco temporal: 'Retrocesso inimaginável'DPU envia nota para Lira contra o marco temporal: 'Retrocesso inimaginável'A DPU (Defensoria Pública da União) encaminhou uma nota técnica para o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), para a 'rejeição integral'
Leggi di più »

Mitre: Reforma tributária é próxima tarefa do governoMitre: Reforma tributária é próxima tarefa do governoA reforma tributária caminha - já com os trabalhos bem avançados e com o presidente da Câmara, Arthur Lira, e o ministro Fernando Haddad se entendendo no ra...
Leggi di più »

Marco Temporal vira moeda de troca para votação da MP dos MinistériosMarco Temporal vira moeda de troca para votação da MP dos MinistériosO presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL) negocia com lideranças do governo a votação da MP dos Ministérios para esta terça-feira (30).
Leggi di più »



Render Time: 2025-03-31 16:57:25