Venezuela assina decretos para incorporar Essequibo e transformar território guianense em estado venezuelano

Política Notizia

Venezuela assina decretos para incorporar Essequibo e transformar território guianense em estado venezuelano
VenezuelaGuianaNicolás Maduro
  • 📰 g1
  • ⏱ Reading Time:
  • 16 sec. here
  • 7 min. at publisher
  • 📊 Quality Score:
  • News: 27%
  • Publisher: 86%

Em uma nova escalada no conflito com a Guiana, o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, assinou nesta sexta-feira (8) seis decretos para incorporar Essequibo e transformar o território guianense em um estado venezuelano.

Em uma nova escalada no conflito com a Guiana , o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro , assinou nesta sexta-feira (8) seis decretos para incorporar Essequibo e transformar o território guianense em um estado venezuelano . A iniciativa ocorre no dia seguinte ao anúncio de que os Estados Unidos realizariam exercícios militares na Guiana , inclusive em Essequibo , o que a Venezuela interpretou como uma "provocação".

Pela primeira vez, Maduro deu um horizonte para os planos serem levados adiante: "2030, ou mais", "para cumprir o mandato do povo que votou pelo sim". Foi uma referência ao plebiscito realizado no último domingo, com participação de metade dos eleitores da Venezuela, em que a anexação de Essequibo foi aprovad

Abbiamo riassunto questa notizia in modo che tu possa leggerla velocemente. Se sei interessato alla notizia puoi leggere il testo completo qui. Leggi di più:

g1 /  🏆 7. in BR

Venezuela Guiana Nicolás Maduro Essequibo Estado Venezuelano

Italia Ultime Notizie, Italia Notizie

Similar News:Puoi anche leggere notizie simili a questa che abbiamo raccolto da altre fonti di notizie.

Disputa territorial entre Venezuela e Guiana sobre o EssequiboDisputa territorial entre Venezuela e Guiana sobre o EssequiboUm referendo promovido pela Venezuela sobre a região do Essequibo, rica em recursos naturais, está causando tensão entre os dois países. A Guiana defende uma fronteira definida em 1899 e recorre à Corte Internacional de Justiça para validá-la.
Leggi di più »

Referendo sobre anexação do Essequibo é alvo de disputa política na VenezuelaReferendo sobre anexação do Essequibo é alvo de disputa política na VenezuelaAnalistas apontam que o referendo sobre a anexação do Essequibo pode favorecer a reeleição de Nicolás Maduro em 2024. A região rica em petróleo é alvo de disputa entre Caracas e Georgetown.
Leggi di più »

Venezuela divulga resultado do referendo sobre anexação do EssequiboVenezuela divulga resultado do referendo sobre anexação do EssequiboA Venezuela divulgou o primeiro boletim eleitoral do referendo sobre a anexação do Essequibo, região da Guiana reivindicada por Caracas. De acordo com os números iniciais, mais de 95% dos cidadãos que compareceram à consulta pública votaram a favor da criação da província da Guiana Essequiba — cenário que os analistas já apontavam como provável, em um processo que, segundo agências internacionais que cobriram a votação no local, foi marcado pelo baixo comparecimento.
Leggi di più »

Exercícios militares e pedidos de diálogo: disputa Venezuela-Guiana preocupa comunidade internacionalExercícios militares e pedidos de diálogo: disputa Venezuela-Guiana preocupa comunidade internacionalA disputa pelo Essequibo ganhou força após a descoberta de jazidas de petróleo em 2015
Leggi di più »

Venezuela reafirma que não reconhecerá referendo sobre território disputado com GuianaVenezuela reafirma que não reconhecerá referendo sobre território disputado com GuianaA CIJ reconheceu pedido do governo guianês, em 30 de outubro, de medidas provisórias sobre o assunto, sob a alegação de ameaça à integridade territorial do país. A disputa sobre Essequibo remonta a 1899, quando um tribunal de arbitragem definiu a fronteira entre Venezuela e Guiana.
Leggi di più »

Brasil amplia presença de militares na fronteira com a Guiana e com a VenezuelaBrasil amplia presença de militares na fronteira com a Guiana e com a VenezuelaEscolha quais assuntos você quer ver e clique no botão para abrir as últimas notícias.
Leggi di più »



Render Time: 2025-02-25 14:31:43